Muito recentemente fizemos uma visita aos apiários.
O tempo estava agradável e os nossos olhos fixaram-se assim que chegamos para as colmeias na procura do movimentos das abelhas. Vimos abelhas no seu movimento habitual e sorrimos.
Vimos bolinhas de pólen nas patinhas e olhamos em volta; a vegetação pobre com o rosmaninho seco, mas a esteva começa a sorrir e eu fiquei a pensar que aquele pólen vem da vegetação rasteira e espontânea, florzinhas amarelas, e talvez da flor da amendoeira bravia que começava a despontar.
Abrimos as colmeias, fizemos o tratamento para a varroa e alimentamos aquelas que achamos que precisavam de uma "ajudinha".
Ficamos felizes por ver que as colmeias estavam de uma forma geral bem, com quadros com mel.
Arriscamos por umas duas alças e estamos ansiosos pela próxima visita para ver se a nossa aposta estava certa.
Uma das minhas tarefas é andar de lupa em punho a observar os estrados sanitários e eu que achava uma tarefa sem graça agora gosto de fazer, pareço uma cientista a dizer quais os quadros que as abelhas ocupam na colmeia, onde há detritos, e procuro bichinhos e afins assim como a vilã varroa e não é que estou bem contente porque a malvada só aparece aqui e ali, sem muita frequência!?
1 comentário:
:)
Aqui no norte em Bragança já há bastantes flores também :)
A Primavera é a época do ano que mais gosto.
Mais la para Inicio de abrir vem a altura de desdobrar as colmeias que eu adoro essa parte de aumentar o meu efectivo :D
Enviar um comentário