terça-feira, 1 de março de 2011

A Cor do Mel

Esta manhã tive uma pausa inesperada no meu dia : as "maquinas" do meu trabalho tiveram um problema técnico e assim houve oportunidade de uns minutos de conversa.
Conversamos disto e daquilo e a conversa foi parar ao mel, à cor do mel!
Porque é que o mel tem diferentes cores? Como é que isso acontece? Como é que uns méis são claros e outros mais escuros? Das flores? Qual é então o mel melhor, o que tem mais qualidade? E como se escolhe o mel?
Aproveitei o momento para uma pesquisa na net e assim falamos do tipo de flores predominantes na colheita do néctar, na conservação e armazenamento do mel.
A cor do mel que varia de uma cor muito clara como agua, até as cores mais escuras de âmbar escuro quase preto. Até falamos da escala de Pfund e refratometria!
Falamos dos girassóis, do rosmaninho, dos eucaliptos, dos castanheiros, da urze, etc, etc.
Falamos também dos sabores!
Muito pouco se sabe do mel,suas qualidades e muito menos ainda de pólen, geleia real, propolis....
E até ouvi dizer que o mel quando estava "duro" se calhar estava estragado!!!!
Lá falei da cristalização!
Terminamos a conversa a falar de bolos, doces e afins e eu sugeri carne no forno regada e dourada com mel e gindungo!
Acho que consegui explicar que o mel não se escolhe pela cor!

2 comentários:

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
"Muito pouco se sabe do mel, suas qualidades e muito menos ainda do pólen..."
É como diz. Penso que haverá interesses nesse sentido. Se procurarmos, vemos que são poucos e de divulgação escassa os trabalhos científicos de investigação nesta área, o mesmo se passando com os de revisão bibliográfica.
Tem um excelente trabalho, que foi dissertação de tese, sobre pólen no "site" Apismaia apicultura".
O que abundam são trabalhos de sentido contrário, tentando imputar ao mel e aos produtos da colmeia acções nefastas e prejudiciais,quase sempre sem um aprofundamento científico adequado e abusando de inferências e generalizações, a partir de substâncias e produtos que nada têm a ver com a colmeia.
Penso que no curto/médio prazo se prepara nova ofensiva que será, se não tomarmos providências , a machadada final na apicultura.
Os apicultores têm que se organizar e possuir os seus próprios laboratórios de investigação , para fazer aquilo que nunca ninguém fará por eles. Há que trocar informação "inter pares" para que se possa evitar o que penso que se prepara. Temos que estar sempre um passo à frente.
Um abraço.
Abelhasah.

Anónimo disse...

comprei uma garrafa de mel , e o rapaz me garantiu que é puro,ele disse q é de abelha preta. mas nao tem nem um ano, e a garrafa esta meio endurecida de cor mas claro tipo leite condensado, e so tem um dedo de mel 'normal" la em cima.(veio endurecendo + ou - de baixo para cima)vcs saberiam me dizer pq?