segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tarde de Verão

O calor tomou conta da tarde, sentei-me num banco engendrado pelo meu marido a partir de uma cama velha, debaixo de uma amendoeira.
Estava pronta para mais uma visita ao apiário.
Esperava pelo meu marido e pensava na caminhada que me esperava não muito grande em distância, mas longa pela altitude, pelas pedras pelo caminho, pelo chapéu do fato que naquele momento usava, erradamente; era o do meu marido, maior que o meu, e que descaia-me pela testa que juntamente com os cabelos tapava-me a visão, dificultando a trabalho.
O meu marido estava cansado, sentia os seus passos arrastados, enchi-me de coragem: deixa estar eu vou lá, é rápido disse eu!
Sentada olhava para o tanque de agua a minha frente, sentia o zunir das abelhas que aterravam na cortiça ou simplesmente ficavam na parede no limite da agua.
A brisa, as vezes mais forte agitava os cataventos acordando-me do torpor do calor e em principio assustando os pássaros que teimam em bicar a fruta do pomar.
Mas os pássaros já se habituaram ao barulho, não ligam nada, e andam em círculos a volta das pêras, dos pêssegos, dos figos.....
Também eu me sinto cansada mas saboreio a tarde e agradeço a Deus as coisas boas que nós dá.É uma tarde abençoada!
Os pensamentos voam rápidos, penso naqueles que neste momento estão em sofrimento por este e aquele motivo que Tu Jesus conheces e agradeço o calor, os pássaros, as abelhas a minha volta, o azul do céu, a paz daquela tarde!
Oiço uma voz , o meu marido, anda que vou contigo!
Lá vamos os dois, uma equipa. vamos tratar das abelhas, ver o estado das colmeias depois da cresta, fazer o tratamento preventivo da varroa.
Fomos uma equipa, um tira telhado, tampa de agasalho etc outro faz o tratamento comentamos o "estado da nação e lá cuidamos daquele grupinho de colmeias.
quando chegamos ao fim continuamos cansados, mais cansados, mas felizes!

9 comentários:

octávio disse...

Amo-te!

rodrigo disse...

Muito bom adorei o vosso blog sou um verdadeiro principiante mas estou adorar a experiência o vosso espaço é simplesmente perfeito...;)
Bom Trabalho.;)

AnaPCarvalho disse...

Ola Rodrigo!
Benvindo!
Então gostas de abelhas?
São pequeninas, trabalhadoras,picam, e dão-nos alegrias e tristezas!
E muitas vezes com comportamentos pouco compreensiveis para nós que também não temos muita experiência!
Obrigado pelas palavras.;)

rodrigo disse...

Estou no inicio da minha vida apícola começei agora com 7 colmeias nos Açores acho que vai ser um boa viagem. heheeh
Bji Ana vou continuar acompanhar o vosso blog ;)

Helena disse...

"Lá vamos os dois, uma equipa."

O que é a cresta? A varroa?



Vou ler posts abaixo...

AnaPCarvalho disse...

Ola Helena

A equipa sou eu e o meu marido, umas vezes em sintonia outras nem por isso...

Cresta é o acto de extração do mel e Varroa é um ácaro.Trata-se de um ácaro ectoparasita, de coloração marrom, que infesta tanto crias como abelhas adultas.
Também gostas de abelhas?

Anónimo disse...

Olá!
Mais do que uma sintonia, há entre vós uma enorme e maravilhosa empatia.
Adorei a fantástica descrição da envolvência. Quase consegui sentir a brisa quente, o zumbido das abelhas , o esvoaçar dos pássaros, a água no tanque e o cansaço que se sente nessas alturas e onde nem sabemos onde vamos buscar forças para continuar.
Um abraço.
Abelhasah

Anónimo disse...

Leio e releio este post.
Adoro!
Abelhasah.

Manuela Miguel disse...

Lindo
Esta equipa é maravilhosa.
Continuem. Bjs