terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Calendário do Apicultor

Das leituras que vou fazendo dos livros que me chegam as mãos neste mês de Janeiro o tabalho do apicultor no apiário é :

"N´este mez ha pouco que tratar das colmeias.
O orificio da entrada, nas colmeias , deve ser reduzido ao minimo.
Se algum enxame estiver muito fraco, deve alimentar-se com mel misturado com assucar.
O alimento, n´este mez e durante todo o inverno, deve ser o mais sólido possivel. Nunca deve ser liquido"
Autor Alberto Vellozo de Araujo , 1918)

Esta é uma sugestão muito antiga! Claro que é valida para enxames fracos e invernos ditos normais, mas neste dias já se ouve falar de alças, mel, cresta....
Também nas nossas colmeias se passam coisas estranhas para o tempo de Inverno.
No nosso viveiro as nossas caixas estão muito activas e já tivemos de reorganizar e arrefecer, encontamos muito mel, muita actividade; estranho inverno! É preciso um pouco de chuva!

Da cultura das abelhas

De um livro bem pequeno que temos encontrei esta passagem que quero partilhar:

Diz o Autor Alberto Vellozo de Araujo em 1918 que as individualidades que se devem ocupar da cultura das abelhas são o Padre, o Professor e a Mulher Portugueza , as entidades que mais e melhor podem tratar da apicultura.

Sobre os Padres diz o autor: " ....em todos os paizes cultos do universo são os padres os mais estrenuos propugnadores do desenvolvimento  da cultura das abelhas; que a acompanham com mais carinho e interesse, havendo trabalhos de grande valor escriptos por illustrados sacerdotes......
..
O Professor Primário, pela  sua augusta e nobre missão, pode e deve ser um grande amigo das abelhas......

A Mulher Portugueza pode e deve tambem enriquecer o seu espirito e cultivar o seu coração na cultura na cultura das abelhas.
Que ella leia , com toda a alma, esse admiravel livro de Mauricio Maetterlinek "  A vida das abelhas"; que ella eduque a sua mentalidade no estudo da natureza, assombroso livro em cujas paginas está gravado em caracteres luminosos e eternos o nome de Deus; e teremos, em breve, em Portugal, uma legião de apicultores , como eu, amantes d´esses admiraveis insectos, de que a vida é um ensinamento constante e adorável para o homem, que as sabe vêr com os olhos da alma extasiada no culto de tudo que é grande e bello á face da terra!

Eu ainda não li o livro recomendado mas já apanhei o gosto pelas abelhas e a paixão aumenta!
Paixão partilhada com alegria pelo meu marido que não é Padre nem Professor Primário mas cumpre o seu papel de Apicultor e não para de divulgar e espalhar o gosto da Apicultura!