domingo, 14 de novembro de 2010

Visita de Outono


Todos temos falta de tempo mas o nosso parece que nos escapa pelos dedos.

Mesmo assim lá vamos conseguindo tempo para nós, para a familia e para os amigos.

Nesse intervalo fizemos uma visita rápida aos apiários.

A vegetação de Outono dá uma cor bonita aos campos mas as abelhas sem alimento e com o frio necesssitam cuidados redobrados.

Esta manhã com o frio fomos ao nº2. Coube-me a mim alimenta-las; isto é constatei que tinham gostado do alimento forte que o meu marido tinha feito e coloquei novo alimento.

Foi uma tarefa calma tendo em conta que eu e o meu marido implicamos um pouco um com o outro com o trabalho de campo!

Mas como não havia muita coisa a fazer e o meu marido não tinha muitas "ordens" a dar a coisa correu bem!

Havia em algumas colmeias, por baixo do telhado algumas vespas.

Contei algumas varroas nos estrados sanitários, não muitas. Espero que isso seja bom sinal e que o tratamento que fizemos seja eficaz.

O meu marido já tinha andado pelo apiário nº1 e também gostou do que viu.

Pela hora do almoço e com a temperatura mais amena ficamos felizes por ver as operárias fora das colmeias em voos razantes de tal maneira que como estavamos mesmo a frente das colmeias o meu marido foi presenteado com dois "beijinhos" das meninas! pobre marido!


Das abelhas que vimos com o calorzinho apercebemo-nos que andavam de volta das flores da nespereira e lá fui cheirar as flores e não é que as flores têm um cheirinho bom?

Há algum tempo andou a semear nabiças pela poça e a frente das meninas a espera que as flores amarelinhas apareçam e sejam úteis as abelhas; já vimos algumas flores a despontar mas de momento as nabiças mais crescidas são úteis é para a panela de casa; tenrinhas e suculentas.

O meu marido gosta mesmo da aldeia e é feliz quando esta por lá. Arranja sempre coisas e coisas para fazer! plantou mais árvores de fruto, mais umas videiras e espalhou o produto da compostagem caseira que faz e agora também eu estou contagiada e lá vou guardando os restos das frutas, cascas etc. Desta vez guardei os marmelos que apodreceram antes de se tornarem marmelada!