quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fim de Verão

Chegamos ao fim do verão cansados e felizes!
Fizemos a cresta com a tranquilidade possível num ano em que o nosso efectivo foi francamente aumentado graças aos inúmeros enxames captados.
Entusiasmados fomos pondo alças nos ninhos possíveis e sonhando em ver as alças com muito mel!
A seca e as visitas ao apiário nem sempre nos deixavam satisfeitos e o nosso humor foi oscilando ao longo do tempo entre a alegria e o desânimo.
Mas quando fizemos a cresta a nossa alegria prevaleceu e íamos sorrindo à medida que enchíamos os nossos "bidons" ou como o meu marido gosta de chamar "bombos"!
É sempre lindo ver o mel dourado escorrer do centrifugador, escorrer para os frascos , enfim , fica a cor no nosso olhar e o perfume enche-nos a alma.
 
Foi uma bela colheita, a maior que fizemos até agora! Analise feita confirmamos: Mel de Rosmaninho!

 
 
Para o fim do verão outra tarefa nos estava reservada: Apanhar as amêndoas!
 
 


De madrugada com o sol ainda sonolento, sonolenta lá acordava, posso dizer mesmo rabugenta! Mas assim que chegava ao campo espreitava as abelhas que começavam a espreguiçar as patinhas no seu ninho e espreitavam o dia, calmas muito calmas.
O meu marido varejou as amendoeiras ao seu ritmo e eu lá ia apanhando as amêndoas do chão, escondidas entre as pedras , esticando-me para as apanhar, escorregando em socalcos pisando as ervas do campo sentido o cheiro da arruda, do rosmaninho seco e  da erva doce.

 
O trabalho do campo prolongou-se em serões em casa a preparar as amêndoas apanhadas e com muita alegria apreciamos o resultado final.

 
 
 

Na horta ainda temos tomates , feijão verde, vagens, como diz o meu marido e fruta, pêssegos, maças, pêras, uvas, figos.
No meio da colheita da amêndoa ainda houve necessidade de dedicarmos tempo as abelhas. desta vez na divisão de tarefas foi o meu marido que mais tempo lhes dedicou,Assim foi feito o tratamento profilático para a Varroa, alimentadas as meninas que mais precisavam e fez a vigilância das alças arrumadas no armazém.
O meu marido teve também a tarefa ingrata de tratar, eliminar, os "morcões " da traça e apesar da falta de sol ainda consegui derreter cera no  cerificador solar feito por si há algum tempo.
E pronto o verão chegou ao fim!
Já estou com saudades mas esta pausa é fundamental para novamente a natureza renascer na primavera!
È tempo de descanso, de balanço e pensar no futuro num tempo que vivemos de dúvidas e incertezas!
Mas estamos Graças a Deus cheios de força e energia!
Só não gosto mesmo do frio!