terça-feira, 15 de março de 2011

Varroa

Não sabemos na verdade o que aconteceu a algumas das nossas colmeias!
Para nós as abelhas resistiram o Inverno e agora que o tempo estava a melhorar era grande a esperança que tudo iria correr bem!
Foram feitos os tratamentos recomendados e até com um complemento de apoio, Hive Clean que segundo dizem também tem efeitos acaricidas, mas isto de tratamentos para a prevenção das principais maleitas, nomeadamente a Varroa tem muito que se lhe diga!
Há tratamentos homologados, permitidos, outros não, outros assim, assim e ainda não ouvi nenhum apicultor ter o tratamento verdadeiramente eficaz!
E conversando uns com os outros , ouvimos falar de baixas em percentagens com muita importância!
E foi assim também connosco; quando parecia tudo bem, as caixas começaram a aparecer vazias, com poucas abelhas, caixas despovoadas.....
Feito novo tratamento com outro produto ,Apivar, 24 h depois andei de lupa a contar varroas! Muitas! Mais do que pensávamos!
Concluímos que talvez fosse a varroa a causadora, mas certezas não temos; e o frio que entretanto apareceu? não sabemos. O que sabemos é que temos que por rapidamente o nosso viveiro a funcionar!
Outro problema, falamos com uns apicultores e uns fazem assim, outros de outra forma e cá esta apicultora anda à nora a estudar um método que seja exequível e de acordo com a nossa vida atribulada!
Continuo esperançada em encontrar quem me ajude nesta tarefa!Aceito todas as ajudas!