domingo, 14 de novembro de 2010

Visita de Outono


Todos temos falta de tempo mas o nosso parece que nos escapa pelos dedos.

Mesmo assim lá vamos conseguindo tempo para nós, para a familia e para os amigos.

Nesse intervalo fizemos uma visita rápida aos apiários.

A vegetação de Outono dá uma cor bonita aos campos mas as abelhas sem alimento e com o frio necesssitam cuidados redobrados.

Esta manhã com o frio fomos ao nº2. Coube-me a mim alimenta-las; isto é constatei que tinham gostado do alimento forte que o meu marido tinha feito e coloquei novo alimento.

Foi uma tarefa calma tendo em conta que eu e o meu marido implicamos um pouco um com o outro com o trabalho de campo!

Mas como não havia muita coisa a fazer e o meu marido não tinha muitas "ordens" a dar a coisa correu bem!

Havia em algumas colmeias, por baixo do telhado algumas vespas.

Contei algumas varroas nos estrados sanitários, não muitas. Espero que isso seja bom sinal e que o tratamento que fizemos seja eficaz.

O meu marido já tinha andado pelo apiário nº1 e também gostou do que viu.

Pela hora do almoço e com a temperatura mais amena ficamos felizes por ver as operárias fora das colmeias em voos razantes de tal maneira que como estavamos mesmo a frente das colmeias o meu marido foi presenteado com dois "beijinhos" das meninas! pobre marido!


Das abelhas que vimos com o calorzinho apercebemo-nos que andavam de volta das flores da nespereira e lá fui cheirar as flores e não é que as flores têm um cheirinho bom?

Há algum tempo andou a semear nabiças pela poça e a frente das meninas a espera que as flores amarelinhas apareçam e sejam úteis as abelhas; já vimos algumas flores a despontar mas de momento as nabiças mais crescidas são úteis é para a panela de casa; tenrinhas e suculentas.

O meu marido gosta mesmo da aldeia e é feliz quando esta por lá. Arranja sempre coisas e coisas para fazer! plantou mais árvores de fruto, mais umas videiras e espalhou o produto da compostagem caseira que faz e agora também eu estou contagiada e lá vou guardando os restos das frutas, cascas etc. Desta vez guardei os marmelos que apodreceram antes de se tornarem marmelada!












2 comentários:

lingistis disse...

Greetings!!!

We would like to inform you of a new bee blog…

“Melissologia H.B.F. the Blog”
http://melissologiahbf.blogspot.com/


which is intended for the Internet community in large... that is for all of us interested in bees. Here you will find the updated topics from bee blogs all around the globe. Needless to say that this blog is already included in our list!

Hope you enjoy “Melissologia H.B.F. the Blog”

http://melissologiahbf.blogspot.com/

octávio disse...

É sempre bom quando se faz algo partilhado e se contagia o interesse e motivação. Muito gratificante.