segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um pequeno desaire

O sol aqueceu os nossos corações, e o nosso entusiasmo desde a ultima visita estava "em alta"!
Assim foi com esperança que voltamos às abelhas!
À nossa volta as amendoeiras estavam lindas e as flores rasteiras amarelas e de tom azulado estava lindas.
Vimos o despontar do rosmaninho!
Mas , há sempre um mas!, a nossa alegria parou quando abrimos as colmeias.....perdemos algumas de uma forma estranha e inesperada!
Simplesmente as abelhas, a grande maioria das abelhas tinha desaparecido nessas colmeias que estavam vazias, e deixaram vazio o coração do meu marido. O que se terá passado? alimento errado, pilhagem? varroa? outra doença? questionamos também os nossos amigos e não encontramos respostas!
Nada de desânimos! pegamos nas nossas dificuldades e vamos em frente que para a frente é o caminho!

2 comentários:

Malijo disse...

Ola

Ja me aconteceu este ano isso também
de um enxame bastante forte só restava um punho de abelhas mortas:(

No meu caso foi um grande ataque de varroa pois fiz as analises e aquilo estava cheio de varroa, o tratamento não deve ter feito grande coisa :(

nesse caso penso que pode ter sido a varroa também.

cump

Malijo

Anónimo disse...

As minhas apícolas saudações!
Partilho da vossa tristeza no sucedido. Por vezes acontece-me o mesmo. O famoso SDC ou CCD conforme se use a nossa nomenclatura ou a anglo-saxónica.
A última teoria que vi associava a nosema ceranae a um vírus, mas sempre que se fala disso só me vêm à ideia duas leituras de obras do saudoso Sr. Eng. Vasco Correia Paixão. A primeira no seu sempre actual Manual do Apicultor, em que no capítulo da patologia falava da "doença do sumiço outonal", em que de causa desconhecida as colmeias ficavam desertas no Outono /Inverno, ficando no entanto as suas reservas. Outro era um título do jornal "As Abelhas" de que foi director e que era "Velhas doenças, causas novas".
Assentam que nem uma luva.
O vírus de que falei atrás é veiculado pelo varroa. Possívelmente o tratamento efectuado foi pouco eficaz ou houve reinfestação secundária após o tratamento ou...sabemos lá...
Um abraço.
Abelhasah.