segunda-feira, 11 de abril de 2011

Experiência Nova


E pronto! chegou o dia do picking!

O dia estava bom, o material preparado e escolhemos um quadro que nos pareceu bem para o picking, com larvas bem pequeninas. Afasto-me uns metros com o quadro na mão e .... estatelo-me no chão, em cheio! esqueci-me de um arame que sempre lá esteve e foi ...queda com o quadro a ir parar direitinho ao chão!

Com o corpo dorido, la me levantei e prossegui a tarefa.Tudo mal! as larvas eram do tamanho de " camarões" como o meu marido as baptizou!

Recomeçamos agora juntos, escolhemos novo quadro com larvas muito, mas muito mais pequenas. As luvas não ajudam nada, as pinças parecem sem geito.

Lembrei-me de um filme que vi onde uma senhora sentada fazia o picking como se estivesse a comer ginguba, com uma velocidade!

Comentei mais tarde com o meu marido que o que nos falta é treino! Na minha vida profissional já houve tempo que determinada tarefa levava um tempão a realizar, que até dava sono, e agora num instante a executo e com bastante satisfação.

Mais tarde já ao jantar, diz-me o meu marido a rir: olha lá caíste com os óculos? resposta minha , claro e continua ele a rir: tens os óculos tortos!

7 comentários:

octávio disse...

...para mais tarde recordar...pena não haver filme ou fotos!

Abelha Preguiçosa disse...

Olá!
Eu acho muito difícil escolher as larvas certas...
Aquilo quase nem se vê!!
Ou então sou eu que ando a precisar de óculos!

Anónimo disse...

Olá!
O picking é uma chatice, principalmente para quem, como eu já é "pitosga" e tem de usar óculos. Sem eles nem vejo os favos quanto mais as larvas! Além disso exige mão firme (e isso ainda tenho), mas acabei por optar pelo "Cupularve", ou em alternativa por um método que curiosammente hoje em dia parece esquecido (que no fundo é um "cupularve" natural), que é o método Perret-Maisonneuve, em que não se manipulam as larvas, mas as células onde as larvas se encontram.
Sou um felizardo a quem a esposa ofereceu há muitos anos, num aniversário, um exemplar do livro deste apicultor, encontrado num alfarrabista. Garanto-vos que é uma preciosidade. É, quanto a mim, um método bem mais acessível a quem, como eu, é "pitosga".
Um abraço.
Abelhasah.

AnaPCarvalho disse...

Amigos
Eu acho que a técnica do picking necessita mesmo de muita prática, tempo e calma e bons olhos ou óculos ou lupa se for caso disso
E pelo que li e falo com outros apicultores acho que tem bons resultados.
Vou ler mais sobre o método Perret-Maisonneuve; quem sabe seja mais de acordo com as minhas capacidades!
Um beijo

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
Na fotografia em que está a fazer o picking, o favo está muito bonito, certinho e direitinho, o que dificulta a recolha das larvas.
Eu sei que custa estragar o favo e até me arrepio todo de fazer mas facilita muito se reduzirmos a sua altura, permitindo não só melhor visibilidade, como a abordagem com o utensílio de recolha de larvas é feita com um ângulo mais horizontal, o que torna a sua recolha muito mais fácil.
Eu reduzo a altura do favo na zona das larvas com uma faca, cortando paralelamente à face do quadro (como se estivesse a "desopercular" na zona dos ovos/larvas mais jovens). Desta forma, as abelhas reconstróiem-no facilmente.
Um abraço.
Abelhasah.

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
Estava a "passear" por aqui e reparei que o quadro onde estão a fazer o picking está muito certinho e muito direitinho. Assim é mais difícil colher as larvas. Quando pontualmente faço isto, corto com uma faca bem afiada, tangencialmente, a porção mais superficial do favo, ficando as larvas logo ali à superfície. O acesso é muito melhor e o instrumento de picking, não tem que entrar tanto na vertical, ficando muito mais horizontal, o que facilita a colheita, além de termos muito melhor visibilidade. As abelhas refazem depois o favo com toda a facilidade.
Também aquelas luvas dificultam a manipulação e a máscara que penso que também estava posta não melhora a visibilidade. Eu sei que trabalhar sem máscara e sem luvas (e de mangas arregaçadas e calções) é só para os valentaços nos filmes, mas deixo aqui uma sugestão que permite trabalhar sem estes adereços e que é a que utilizo: estacionar o carro a uns 100 metros do apiário à sombra de uma árvore.Escolher o quadro com as larvas, envolvê-lo num pano húmido e levá-lo para o carro. Na Primavera e à sombra da árvore, a temperatura no carro deverá andar pelos 30º o que não é mau. Lá dentro e de portas fechadas, podemos trabalhar descansados sem luvas e máscara e sem ser incomodados pelas abelhas, o que nos dá muito mais vantagem.
Depois do picking feito é só voltar a vestir o equipamento, envolver as cúpulas com as larvas no pano húmido, e voltar para as colmeias. Há quem faça isto sentado no banco de trás, com os bancos da frente rebatidos e com o quadro apoiado nas costas do banco da frente, como uma mesa.
Um grande abraço, uma Páscoa muito feliz com muita saúde e muitas abelhas.
Abelhasah!

AnaPCarvalho disse...

Ola Abelhasah!

A nossa experiência foi um autêntico fracasso!

Obrigado pelas dicas que nos servem de incentivo para não desistir.
Há 4 anos as abelhas não nos diziam nada.

O vosso apoio e carinho é que nos levaram ao ponto em que estamos mesmo com alguns dissabores.

Obrigado e Feliz Páscoa para todos