segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Enxame II


Cansados, andávamos na recolha do material apícola, que segundo o meu marido, espalho pelo apiário pela minha falta de organização do trabalho, quando o meu marido sentiu um barulho! era o zunzum das abelhas, pior que vuvuzelas, opinião do meu marido!

Nesta altura do ano o meu marido dedica especial atenção aos caça-enxames que coloca em locais que considera estratégicos! Desde caixas , até cortiços, núcleos e mini núcleos que lambuza com abejar, quadros com cera puxada, cheirinho de cera que se sente no ar ,aproveita tudo o que possa cativar enxames a poisar.

Temos tido sorte e as vezes vamos dar com caixas povoadas ou estamos presentes e vemos as abelhas a pousar.

A primeira vez que vi um exame a pousar foi inesquecível; lembro-me da excitação e alegria do meu sogro, de como ele me disse para bater numa lata e gritar, pousa, pousa! e poisou e foi bem giro!

Este foi assim, vimos as abelhas e surgir do fundo do vale e voarem em direcção ao nosso apiário! Ficamos os dois a sorrir e esperamos que se juntassem, não batemos em latas nem gritamos! apanhamos o enxame e rimos muito! Recordei a alegria do meu sogro e tenho a certeza que o coração do meu marido também sentiu a presença do pai.

Terminamos o dia cansados e felizes

1 comentário:

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
Há uns quatro ou cinco anos um especialista da caça de enxames (apanha mais de uma centena por ano), deu-me uma receita para besuntar as caixas que até vinho tinto "de boa qualidade" levava.
Jurou-me que era infalível. Até hoje nunca cheguei a experimentar!
Adoro a vossa consonância.
Um grande abraço.
Abelhasah.