segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Memórias de uma viagem à India

Em tempos idos Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia e também nós descobrimos a Índia, isto é, um pedacinho da Índia , mas fomos de avião!
Ficamos encantados com o clima , com as pessoas  e com a história do país de marajás, reis e rainhas, concubinas, gente feliz e menos feliz com invasões de outros povos, colonização. Aprendemos muito com as suas crenças e religiões, hindus, muçulmanos e poucos cristãos.
Gostamos das cores das roupas, do picante saboroso das comidas e dos olhos escuros das crianças, da amabilidade sem fim das suas gentes que tão bem nos receberam.
Os animais , todos os animais, são sagrados para os hindus e vimos muitas vacas, cabras, camelos, macacos, cobras ,elefantes mas tivemos algumas dificuldades em encontrar abelhas!
Mas conseguimos!
Este é um enxame encontrado na natureza!
 
Mas a nossa pesquisa não ficou por aqui e conseguimos encontrar no caminho alguns apíarios.
 
 

 
E conseguimos falar com um apicultor que nos recebeu com um sorriso.
 
 
 
 Ficamos encantados com o carinho com que levantou alguns quadros das suas colmeias que nos pareceram muito simples, rudimentares. Quadros toscos feitos por si , colmeias sem reguas e com panos de serapilheira que serviam de tampos de agasalho.
As abelhas calmas deixavam-se tocar e até nos pareceram timidas.
 
Perguntamos sobre a flora e falou-nos que as abelhas produziam o mel das flores da mostarda. Já não havia mostarda e a cresta já tinha sido feita.
Provamos o mel!
 Gostamos do sabor! Muito bom!

O nosso apicultor fez questão de nos mostrar uma rainha e decididamente abriu uma colmeia e não hesitou no quadro a levantar para a vermos.


Noutro apiário que avistamos ao longe vimos os apicultores nos seus trabalhos.

 
Não é demais dizer que ficamos muito contentes com esta experiência e como não estavamos muito familiarizados com a apicultura na Índia isso levou-nos a ler e a procurar informação sobre as abelhas desse pais.
Assim ficamos a saber que as abelhas de origem asiatica são:
Apis dorsata, as  maiores de todas as abelhas produtoras de mel, constroem um único favo ao ar livre e numa mesma arvore podem ser encontardos mais de um enxame
Apis florea, são consideradas abelhas anãs, também constroem um favo vertical ao ar livre, pequeno
Apis cerana, grande capacidade de defesa contra as vespas, produzem cera e aceitam quadros de colmeia de Apis mellifera mas somente quando não há crias; quando os quadros têm crias de outras especies as Apis cerana destrõem-nos para reconstrui-los. A Apis mellifera não aceita quadros de apis cerana.
 
Ficamos tão felizes com a nossa viagem que já sonhamos com outras aventuras! 

Mas por enquantos ainda saboreamos, esta! O clima, as cores, as gentes os aromas........Tudo que tocou o nosso coração!
 
Namastê!
 
 
 
 

Sem comentários: